LITTLE BOY completa 70 anos

Explosão da bomba ‘Little Boy’ completa 70 anos nesta quinta-feira (06/08/2015

).bomba1    

 

 

      A bomba lançada pelos Estados Unidos no fim da 2ª Guerra Mundial sobre Hiroshima (Japão) foi detonada com uma intensidade de 16 quilotons a cerca de 600 metros de altura. Uma bola de fogo abrasador explodiu a um milhão de graus centígrados, arrasando quase tudo que estava a seu redor.

Os prédios de pedra sobreviveram às altas temperaturas, mas ficaram impressos, como um negativo fotográfico, pelas sombras das coisas e pessoas carbonizadas a sua frente.

A onda de choque inicial gerou rajadas de 1,5 quilômetro por segundo que arrastaram com força os escombros e arrancaram em sua passagem membros e órgãos humanos. Então, um cogumelo nuclear começou a se elevar acima da cidade até atingir 16 km de altura.

A explosão matou de forma imediata cerca de 80 mil pessoas. Até dezembro do mesmo ano, o número de mortos subiu para 140 mil. Nos anos seguintes, o número continuou crescendo devido às vítimas da radiação nuclear.

 

O bombardeio americano de 6 de agosto de 1945, com o avião Enola Gay, foi uma ação decisiva para acabar com a 2ª Guerra Mundial.

Três dias após o ataque, outro avião dos EUA lançou uma segunda bomba nuclear sobre o porto de Nagasaki (Japão) e a “Fat Man”, de cerca de 20 quilotons. A explosão matou 70 mil pessoas e forçou a rendição do Japão da 2ª Guerra e seu fim, no dia 15 de agosto de 1945.

 

bomba3bomba5.jpg

ABAIXO, a 1ª foto mostra marca no chão de silhueta de pedestre que estava na Ponte Yorozuto – Nagasaki/Japão, quando a bomba explodiu, em 1945. A 2ª foto mostra o mesmo local atualmente, que fica a 860 metros do epicentro da explosão.(foto Reuters).

bomba4bomba2